As nossas árvores


Qual será a idade dos plátanos da nossa escola?

 Para respondermos a esta questão foi necessário:
a)     Recolher os dados do perímetro do tronco dos nossos plátanos, a 1,3 m de altura.
b)     Usar modelos matemáticos que relacionam o perímetro (ou o diâmetro) com a idade, construídos a partir de dados conhecidos
Modelo 1

A partir de um conjunto de dados retirados da base de dados do Ministério da Agricultura relativos à idade e diâmetro de plátanos portugueses.
  • Efectuámos um diagrama de dispersão e por regressão linear obtivemos o seguinte modelo matemático:  idade=0.26530*diâmetro+21.2153.

 

Aplicámos este modelo aos plátanos da nossa escola.
A partir da medições do perímetro (P) encontrámos o diâmetro (d) , pois P=pi*d ..
De seguida calculámos a idade das nossas árvores, segundo o modelo construído. Concluímos que a média das idades dos nossos plátanos é de 69 anos.


Modelo 2
Usámos o modelo matemático: idade=1.26*diâmetro, modelo este que é muitas vezes usado para estimar as idades da maioria das árvores isoladas. De acordo com este modelo, os nossos plátanos terão uma idade média de cerca de 72 anos.








Conclusão
Por fim, concluímos que embora nenhum dos modelos matemáticos usados sejam completamente eficazes, as previsões que estes nos permitem fazer para as idades dos plátanos  aproximam-se bastante, o que nos faz acreditar que os plátanos da nossa escola devem ter aproximadamente 70 anos.
É importante realçar que a construção de um bom modelo matemático é um processo demorado que não se obtém de uma forma tão simplificada como esta. A formulação de um bom modelo matemático poderá demorar anos e envolve vários abatimentos de árvores, como podemos depreender a partir da análise do vídeo sobre datação das oliveiras antigas.

Caso esteja interessado pode visitar os outros links que se encontram em baixo:


Juramento de Hipócrates

O Plátano de Hipócrates
Um antigo aluno, João Farminhão

Outros trabalhos dos alunos:

A idade das Tílias
Vídeo dos plátanos camonianos